Peptídeos: Reparação de barreira cutânea


Olá esteticistas, hoje iremos falar sobre a utilização de peptídeos na reparação da barreira cutânea.

O processo de envelhecimento ocorre por uma tendência genética, mudanças hormonais associadas à menopausa (envelhecimento genético), como também ser acelerado por influências ambientais, como luz solar, vento, umidade, doenças dermatológicas, fumo, álcool, alimentação (envelhecimento epigenético). Mas em geral, as alterações cutâneas decorrentes do envelhecimento são evidenciadas por meio de um ressecamento progressivo, alterações do relevo cutâneo e do padrão de pigmentação, além da redução da firmeza e da elasticidade, com o aparecimento de rugas.

Assim, a pele envelhecida apresenta a formação de rugas finas, diminuição da renovação celular da epiderme, do crescimento de tecido elástico e perda de colágeno na derme, e, no caso do fotoenvelhecimento, ocorre hiperqueratinização, produção de tecido elástico anormal e perda pronunciada e degradação da matriz extracelular.

O investimento em inovação tecnológica, estimula a criação de substâncias decorrentes de projetos de pesquisa envolvendo equipes multidisciplinares seja em centros de pesquisas ou universidades. É o caso dos peptídeos, que estão sendo amplamente utilizados em produtos cosméticos com finalidades hidratantes e de antienvelhecimento.


O que é?
Eles são fragmentos de proteínas, que por sua vez são longas correntes de aminoácidos. Trata-se de um potente agente que estimula a proliferação e diferenciação celulares, dependendo da formulação em que se encontram também protege a função de barreira da pele. Através do envelhecimento e por decorrência de algumas doenças, a produção de peptídeos e fatores de crescimento é diminuída e, com ela, a revitalização fisiológica fisiologia do tecido.

A maioria dos peptídeos são de fontes vegetais, como a soja, enquanto outros são sintetizados.
Na pele, os peptídeos são responsáveis por :

● Iniciar o processo de cicatrização;

● Estimular a produção de matriz extra celular;

● estimular a síntese de fibroblastos.



Quais os benefícios?
O benefícios com uso dos peptídeos podem ser aproveitados dentro da linha antiage Alchemy Genetic da Buona Vita Cosméticos, onde um dos seis séruns, que compõe o blend de tratamento com formulação 100% ativa e sem a adição de água, é justamente o Serun RESTORE (35ml). Indicado para a reparação de barreira cutânea, com um alto poder hidratante, regenerante e dermoprotetor, ajuda na prevenção dos danos gerados, além de promover o reparo celular biomimético.




Ativos:

- Niacinamida PC: Conhecida como Vitamina B3, previne a acne e melhora a textura da pele. Contribui ainda para a inibição da formação de sequelas da acne, pois possui propriedades relacionadas à uniformização do tom da pele (ação iluminadora), inibindo o surgimento de hipercromias. Seu uso contínuo reduz a aparência de manchas da idade. Possui ação hidratante, fortalecedora da barreira epidermal e estimuladora de fibroblasto, inibindo o surgimento de cicatrizes hipotróficas, e rejuvenescedora.

- Gatuline Skin Repair: um novo ativo reestruturante e anti-aging com certificação orgânica. Estimula diretamente a regeneração tecidual e promove reparação cutânea atuando na diferenciação dos queratinócitos. Possui ação hidratante e efeito dermo-protetor que beneficia peles secas.

- Lactomide: um ativo lipossomado contendo Ceramida 3 e lipídios do leite que mantém e estabiliza as funções da pele conferindo uma aparência saudável e jovem. Efeito regenerador e de regulação da hidratação devido à sua ação na barreira de permeabilidade da epiderme.

- Physiogenil (o café da manhã da pele): Estimula o crescimento e o metabolismo dos queratinócitos, ativa a produção de ATP intracelular e é potente hidratante. Ingrediente ativo 100% fisiológico. Composto de oligoelementos associados a uma molécula de PCA:


Destaque da formulação: 
IDP2 PEPTIDEO: um decapeptídeo ( forma uma cadeia de dez aminoácidos) que promove a diferenciação, proliferação celular e o aumento da produção de matriz extracelular nas três camadas da pele: epiderme, derme e hipoderme. Através deste mecanismo, várias possibilidades de aplicação são indicadas: desde o tratamento antiage até a cicatrização se diferencia dos demais peptídeos do mercado por ser nanoencapsulado – o que garante maior biodisponibilidade, por apresentar uma ação rápida.


Sobre a linha:



A linha Alchemy Genetic possui como diferencial o tratamento dos marcadores do envelhecimento, com ênfase aos que forem mais determinantes de acordo com a análise epigenética de cada pessoa e de modo personalizado. Por isso deve-se realizar o Prontuário de Avaliação Facial (PAF), para uma análise completa com informações minuciosas sobre o cliente, antes de iniciar o tratamento. Essa anamnese pode ser feita online, via Internet no seguinte endereço: www.alchemygenetic.com.br.


Aproveite a dica, bom trabalho e sucesso!

Um comentário: