A terapia ortomolecular na estética



Olá esteticistas, hoje falaremos sobre estética ortomolecular.

A terapia também é conhecida como "biomolecular", nome que se refere ao tratamento com substâncias naturais, sendo que a aplicada à estética segue os princípios da medicina ortomolecular que trabalha com o equilíbrio do organismo por meio da utilização de nutrientes essenciais. Esse tipo de terapia dispõe do uso de cremes tópicos, pois a pele é o nosso maior órgão de absorção para introdução de bioativos, bem como utiliza nutricosméticos enriquecidos com essas substâncias, ou seja, de dentro pra fora, um modo de harmonizar as reações químicas e conseguir um melhor resultado nos tratamentos estéticos.


Existem 47 nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, que estão divididos em aminoácidos (09 no total), Vitaminas (15 no total), ácidos graxos (02 ômegas) e sais minerais ou oligoelementos (15 no total), microminerais essenciais para os seres vivos, e que geralmente são encontrados em baixa concentração em nosso organismo. Todos esses nutrientes funcionam como catalisadores em nosso corpo e no caso de algum desequilíbrio promovem doenças e até mesmo desordem corporal como flacidez, celulite, gordura localizada.

Os benefícios desta terapia são inúmeros e os resultados você sente na pele, pois o tratamento contempla uma série de benefícios que vão desde uma ação contra os radicais livres e desintoxicante, passando por reações mais profundas, eficaz para celulite, gordura localizada e tonificação. Garantindo uma maior vitalidade das células e nutrindo corretamente todos os tecidos e órgãos do corpo.

Mas a terapia só funciona a partir da identificação das intoxicações e hábitos de vida prejudiciais a saúde de cada pessoa/individuo, por isso é necessário à realização de uma entrevista (anamnese) com cada cliente de modo a definir o tratamento mais adequado. 



Quais as vantagens?


As vantagens são enormes, pois com o funcionamento harmonioso da pele tem relação direta com as trocas celulares metabólicas que asseguram o equilíbrio dos tecidos: hidratação, renovação celular, flexibilidades das fibras do colágeno e do tecido vascular. Vale lembrar que o estado emocional é capaz de desencadear diversas manifestações orgânicas e, até mesmo, doenças.

Muitas vezes diante de uma situação de forte estímulo emocional ou do estresse do dia a dia, mecanismos biológicos descarregam a tensão do corpo, que se manifesta em um órgão, que varia de acordo com uma tendência pessoal. Quando o órgão atingido é a pele, algumas doenças podem ser desencadeadas ou agravadas, entre elas: psoríase, disidrose, vitiligo, dermatite seborreia, dermatite atópica, lupus e acne. 

Por isso, cosméticos ricos em nutrientes auxiliam na formação de tecidos, ajudam na síntese de proteínas e ativam as enzimas responsáveis pela produção de ATP (Adenosina Trifosfato), a energia das células.

Confira abaixo, alguns produtos da Buona Vita que podem ser utilizados na terapia ortomolecular. 
Lembre-se que,  a partir do momento que você escolhe um produto livre de substâncias derivadas do petróleo (paraffin oil e mineral oil ), esse é  um fator determinante para o sucesso da terapia ortomolecular, pois o uso de uma base cosmética sem substâncias nocivas, e rica em ômegas 3, 6 e 9, que são estruturalmente semelhantes ao manto hidrolipídico da pele, são importantes para garantir a segurança e a eficácia dos cosméticos, que influenciam na carreação dos ativos e sua permeação na pele, exatamente o que a terapia necessita para concretizar resultados.

Nutricosméticos
Possuem um conjunto de substâncias, minerais e vitaminas, que atuam de modo sinérgico oferendo benefícios nutricionais e estéticos dentro da terapia ortomolecular.

- + Control Acne.
Auxilia na modulação hormonal, reduzindo assim o excesso de oleosidade, minimizando e inibindo a formação de comedões. Aumenta a imunidade, melhora a cicatrização e evita as sequelas de acne e a formação de radicais livres.

Composição: Magnésio (sulfato de magnésio dibásico monohidratado), Vitamina C (Ácido Ascórbico), Vitamina A (Betacaroteno), Zinco (sulfato de zinco monohidratado), Vitamina E (Acetato de Alfa-tocoferol), Cobre (Sulfato de cobre anidro), Selênio (Selenito de sódio), Vitamina B6 (Piridoxina), Cromo (Cromo Quelato).



- Mature Woman.
Propicia a melhora da função intestinal, promove proteção antioxidante, estimula a síntese de colágeno, modula o metabolismo, auxilia no equilíbrio hormonal, acelera a regeneração epitelial e fortalece a imunidade. Previne o envelhecimento da pele e a formação de rugas.

Composição: Gelatina hidrolisada, Vitamina A (betacaroteno), Vitamina C (ácido ascórbico), Vitamina E (acetato de alfa tocoferol), Vitamina B3 (niacinamida), Magnésio (magnésio quelato) Selênio (selênio quelato), Cacau, Aroma Idêntico ao Natural de Chá Verde, Gelatina Hidrolisada.


- Forty Men.
Modula o metabolismo, auxilia o equilíbrio hormonal, mantém a integridade das funções cognitivas, contribui para a melhora do raciocínio, melhora a função intestinal, previne o envelhecimento, promovendo proteção antioxidante, fortalece a função muscular e as articulações, previne a queda de cabelo de origem hormonal.

Composição:Vitamina B1 (tiamina), Vitamina B2 (riboflavina), Vitamina B3 (niacinamida), Vitamina B5 (ácido pantotênico), Vitamina B6 (piridoxina), Vitamina B7 (biotina), Vitamina B9 (ácido fólico), Vitamina B12 (cianocobalamina), Vitamina C (ácido ascórbico), Vitamina E (acetato de alfa tocoferol), Manganês (manganês quelato), Selênio (selênio quelato), Zinco (zinco quelato), Veículo Maltodextrina.


Produtos de finalização


- Águas Duras: Água enriquecida com minerais e potencializadora de tratamentos.
Possui efeito tônico, restabelecendo a pele e acentuando sua renovação natural. Ionizável em solução eletrolítica. Ajudam a emulsionar e potencializar a ação das máscaras, devido à altíssima concentração de oligoelementos como sódio, magnésio, zinco e manganês, derivados do PCA.

- Argilas 




- Lifting Corporal: Máscara corporal que ajuda a esfoliar, drenar, desintoxicar, tensionar e auxilia nos tratamentos estéticos.
Ativos: Silicato de Alumínio: desintoxicante, cicatrizante, efeito tensor, redutor de medidas.
Pectina: fibras solúveis de origem vegetal (frutas) que retêm água e umidade.



- Lifting FacialMáscara Facial indicada para esfoliar, desintoxicar e drenar. Rica em substâncias tensoras vegetais e oligoelementos. Deve ser utilizada na face, pescoço e colo.
Ativos: Silicato de Alumínio: Clareador, desintoxicante, cicatrizante, efeito tensor.
Clorofila: Nutre, aumenta a hidratação e a oxigenação epitelial.




- Argila Pele Oleosa e Capilar: Máscara Facial indicada para peles lipídicas com hipersecreção das glândulas sebáceas. Enriquecida com carvão vegetal ativado, vai facilitar a depuração da pele e remoção de células mortas. Auxiliar em tratamentos capilares e de peles acneicas.
Ativos: Silicato de Alumínio: Depurativo, desintoxicante, cicatrizante e descongestionante.
Carvão vegetal ativado: Secativo, regulador da seborreia e depurativo.


Eletrocosméticos
A eletroestimulação aumenta  a permeabilidade da membrana e potencializa a interação dos ativos com a pele. Proporcionando alterações positivas na velocidade do metabolismo, como vasodilatação, aumento da circulação, e melhor na oxigenação e na nutrição tecidual.





- Ionto Vita Tônus.
Solução eletrolítica, com ação antiflacidez e antiage para uso facial e corporal. Rico em Coenzima Q 10 Lipossomada e ativos hidratantes e remineralizantes, que potencializam os resultados nos procedimentos estéticos para firmeza, tonicidade e hidratação do tecido podendo ser usado como base em aplicação de faixa gessada, pelo seu efeito oclusivo, ou após a aplicação de máscaras de argila, termoterapia ou crioterapia.
 Ativo: Quiditat SRC: bio ativo a base de água de coco verde integral, vetorizada com polissacarídeos sulfatos, rico em aminoácidos e sais minerais. Além da sua ação hidratante, possui extraordinária capacidade de estimular o crescimento de fibroblastos, aumentando o nível de colágeno do tipo I na pele.
- Serun Acne.
Com ativos nanoencapsulados para tratamento completo da acne que minimiza a formação pústulas e comedões ao mesmo tempo em que trata áreas já acometidas, evitando as sequelas. Sua eficácia se deve à somatória de ações de controle de oleosidade, antisséptica, anti-inflamatória, epitelizante, bactericida, antirradicais livres, hidratante e restauradora.
Ativo: Nanocápsulas de silícios orgânicos e aminoácidos: Garantem ação regenerante e reestruturante do colágeno e da elastina, agindo sobre o processo de renovação da derme, bem na junção dermo epidérmica, onde nascem as células, evitando assim as sequelas de acne.





- Serun Vitalizante.
Tratamentos de revitalização e regeneração tecidual. Possui ação neurocosmética somada à vitamina C nanoencapsulada e terapia de reposição de silícios que oferecem proteção à integridade das células (queratinócitos, melanócitos, fibroblastos e células neuronais), associados ainda a aminoácidos e agentes hidratantes que garantem a recuperação e normalização da produção celular, melhorando a textura e aparência geral, devolvendo suavidade, firmeza e luminosidade à pele.

Ativos: Thalaspheres® de Vitamina C: possui intensa ação antioxidante, que propicia ação clareadora (previne e atenua manchas) e sequestro de radicais livres, amenizando os danos causados pela radiação ultravioleta e retardando o envelhecimento intrínseco. Apresenta ainda papel fundamental no processo de síntese de colágeno. Sua tecnologia em forma de microcápsulas de Vitamina C estabilizada garante maior capacidade de permeação cutânea e liberação controlada de ativos no seu sítio de ação específico.

Sódio PCA: agente de hidratação fisiológica da pele por excelência. O sódio é um macro elemento que está envolvido na distribuição da água entre o meio extracelular e as células.


Reposição de ômegas
-  Dois produtos da linha Spa Organics são ideais para esse tipo de terapia.


Creme de massagem: Com textura amanteigada rica em Ômegas 3, 6 e 9 que cumpre a função de máscara nos tratamentos estéticos e gourmeterapia, bem como facilita o deslizamento das manobras de massagem facial e corporal. Formulado com óleos vegetais e extratos naturais. É excelente auxiliar nos procedimentos estéticos para gestante, terceira idade e de bem-estar.











Emulsão Nutritiva:  Por ser rica em ômegas 3, 6 e 9 promove uma hidratação intensa por oclusão, reforçando o NMF (fator de hidratação) natural da pele. Seu uso após bronzeamento prolonga a cor deixando a pele com aspecto saudável e textura macia. Formulado com óleos vegetais e extratos naturais é excelente auxiliar nos procedimentos estéticos para gestante, terceira idade e de bem-estar.

A linha apresenta três enredos: Relaxante, Sensual e Estimulante.


Gostou da dica de hoje?

Deixe aqui o seu comentário.

Um comentário: