Óleo de Melaleuca | Contra a acne vulgar


Olá esteticistas, hoje vamos falar desse poderoso antibiótico e antisséptico.

Provavelmente esse nome dessa planta soe estranho, mas ela é uma velha conhecida no outro lado do mundo. Original da Austrália, a melaleuca era muito usada pela tribo de aborígenes Bundjalung, que costumava aproveitar o macerado da planta para alívio de dores. Seus membros também se banhavam no lago em que suas folhas caíam, como uma forma de relaxamento (uma espécie de banho terapêutico). Hoje ela é cultivada também na Ásia, Europa e América do Sul, sempre em áreas pantanosas e é conhecida com "tea tree (árvore do chá)".

A melaleuca pertence à família botânica myrtaceae (mesma da jabuticaba) e suas espécies mais conhecidas são a melaleuca alternifolia e melaleuca leucadendron. Ambas são valorizadas culturalmente devido ao potencial medicinal do óleo retirado de suas folhas, de cor amarela clara e forte aroma, muito utilizado em produtos farmacêuticos e cosméticos. Esse óleo possui uma ação antibacteriana, cicatrizante, antifúngica, anti-inflamatória, antimicrobiana e desodorante comprovada em diversos estudos internacionais (consulte a seguir).

No tratamento da acne vulgar




Para entender a ação do óleo de melaleuca sobre a acne, é importante saber que a doença é causada pelo aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas em conjunto com o acúmulo de células mortas que leva à obstrução dos poros da pele. Sem ser expelido, o sebo acumulado libera algumas substâncias que causam irritação e inflamação no local: um meio propício para bactérias se desenvolverem – em especial a Propionibacterium acnes que é a causadora da acne vulgar, mais comum em adolescentes.

Fatores como a hereditariedade, predisposição genética, alterações na produção dos hormônios sexuais, e até o estresse emocional são considerados fatores de risco para a manifestação ou agravamento do quadro. Dor, coceira e irritação nas áreas afetadas são sintomas. Além desses, por causa da aparência que as lesões conferem aos jovens, podem surgir problemas emocionais, de sociabilidade e comprometimento da autoestima.

A ação antimicrobiana do óleo de melaleuca elimina bactérias como o Propionibacterium acnes, por isso é efetivo no tratamento de casos de acne vulgar. O óleo ainda serve para criar cremes ótimos para combater e controlar a oleosidade da pele. Um estudo publicado no Medical Journal of Australia registrou que uma solução de 5% de óleo de melaleuca trata acne tão bem quanto a mesma quantidade de peróxido de benzoila (o queridinho dos tratamentos antiespinhas).

Por ser um anti-inflamatório contribui para a redução da hiperemia, dor e edema na pele, ajudando na redução das bactérias que se alojam sobre a pele, e consequentemente a contaminação microbiana nas áreas lesionadas pelo processo de extração. Por isso, a Buona Vita conta com todas as propriedades desse extraordinário óleo em um de seus produtos: o Creme Emoliente (500g) especialmente elaborado para facilitar a extração de comedões, inclusive os resistentes e em locais difíceis de serem manuseados, como a região do nariz. Além da emoliência, contribui para a recuperação da pele pós-extração devido às propriedades reparadoras e antissépticas do Óleo de Melaleuca.


Ativos:


  •  Trietanolamina: Alcalinizante e emoliente.
  • Óleo de melaleuca (Grau Farmacêutico): Possui ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antifúngica comprovada. Sua ação anti-inflamatória contribui para a redução da hiperemia, dor e edema, tornando o processo de extração mais confortável, seguro e com recuperação mais rápida ao cliente. Sua ação antisséptica promove o combate a micro-organismos como bactérias causadoras da acne, reduzindo a contaminação microbiana nas áreas de pele lesionadas pelo processo de extração.  Confira outras propriedades desse óleo: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1046/j.1365-2672.2000.00943.x/pdf ou http://cmr.asm.org/content/19/1/50.full.pdf
  • Extrato de Arnica: Tonificante, estimulante, drenante e descongestionante. Normaliza a microcirculação superficial ativando a reabsorção do edema.


Modo de usar: Aplicar camada espessa na região desejada e cobrir com algodão ou gaze umedecida. Associar a vapor, máscara térmica ou ao Amolecedor de Comedões líquido. Aguardar em média 15 minutos para iniciar as extrações.

Indicação: Peles oleosas, acneicas, seborreicas, normais ou qualquer pele que necessite extrações.

Contraindicação: Indivíduo sensível aos componentes da fórmula. Não utilizar em peles sensíveis e gestantes.


Aproveite a dica, bom trabalho e sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário