Dicas de Beleza - Estudo de Caso: Cafeína

Buona VitaA gordura localizada é uma das principais queixas de quem procura um tratamento estético com um profissional da área. Mas o que costuma ser o terror principalmente entre as mulheres não precisa necessariamente ser encarada como um caso de difícil solução, afinal, existem vários recursos para combater a temida gordurinha e que vão desde o trabalho com o profissional de saúde estética, passando pelos cuidados home care e a preocupação como uma rotina de vida que incluem hábitos saudáveis no dia a dia.




Entre os diversos recursos que existem para combater a gordura localizada estão o uso de cosméticos com ativos específicos, como a cafeína, e mais recentemente, o recurso tecnológico que incorporou esses mesmos ativos cosméticos às roupas, que são os chamados tecidos inteligentes ou cosmetotêxteis. A cafeína configura como uma das substâncias mais utilizadas no tratamento tópico da gordura localizada, bem como da celulite.

Os avanços tecnológicos que permitiram benefícios cosméticos também por meio dos tecidos representam uma inovação significativa. Em 2011, na Feira Première Brasil, foram apresentados ao mercado têxtil os tecidos que liberam partículas hidratantes, especialmente desenvolvidos de forma que, por meio da nanotecnologia, a trama do tecido possa conter os ativos hidratantes ou ainda características como bactericida, desodorizadora, repelente de inseto e antitabaco. No ano seguinte, o mercado de saúde estética lança uma bermuda com discos ativos de cafeína e óleos hidratantes, que são liberados quando em contato com a pele, com o objetivo de reduzir medidas e amenizar a celulite, além de promover o efeito de compressão, auxiliando na drenagem de líquidos acumulados.

 Estudo de Caso

Foi realizado um estudo comparativo de redução de medidas corporal com o uso de 2% de cafeína em uso tópico e um cosmetotêxtil, ou seja, uma bermuda redutora de medidas. 10 voluntárias, com idade média de 30 anos, participaram do estudo realizado no Centro Internacional de Aprimoramento (CIA-BV). Elas foram divididas em dois grupos, aleatoriamente. A recomendação era de que as participantes não praticassem atividade física durante o período, mantivessem a dieta alimentar de rotina e não realizassem outro tratamento estético corporal.


O grupo 1 utilizou um cosmético profissional, com cafeína a 2% (Caffeine Sculpt – Buona Vita), aplicado uma vez ao dia com movimentos de deslizamento na região da lateral do tronco, abdômen superior e inferior, flancos (pneuzinhos), glúteos, culotes e coxas, durante 30 dias consecutivos.



O grupo 2 usou uma bermuda (Slim Model – Buona Vita), diariamente por no mínimo 8 horas, também durante 30 dias. A Bermuda contém discos ativos de cafeína e óleo de coco armazenados em uma matriz de polímero que liberam as substâncias de forma lenta e gradual, e que na roupa estão localizados em regiões específicas para tratar áreas com maior acúmulo de gordura, como culotes, glúteos, flancos (pneuzinhos) e abdômen inferior.

Após o período de estudo, os dois grupos foram reavaliados e comparados:



Apesar de ter como base uma amostra pequena, o estudo apresentou resultados positivos na redução de medidas nos dois casos analisados. Os resultados mostram ainda a vantagem da associação dos recursos para os tratamentos de redução de medidas, utilizando a cafeína tópica nos tratamentos com a profissional de saúde estética e a bermuda para uso home care, ou seja, em casa.
          

Procure sua profissional de saúde estética de confiança e acabe com as gordurinhas e com a celulite com uma boa dose de cafeína, ou seja, a dose ideal encontrada nos produtos Buona Vita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário